
Polêmico. Este foi o tom das declarações dadas hoje pelo diretor Lars Von Trier, durante uma coletiva de imprensa no Festival de Cannes. Falando sobre seu mais recente lançamento, o drama “Melancholia”, ele declarou que “entende o ditador nazista Adolf Hitler”. Saiba mais a seguir.
Durante a entrevista, ao lado de Kirsten Dunst, que estrela sua produção, Von Trier disse:
“Eu realmente gostaria de ser judeu, e então descobri que na verdade eu era um nazista. Você sabe, porque minha família era alemã, Hartmann, o que também me dá um certo prazer.”
Ele continuou:
“Eu compreendo Hitler. Acho que ele fez algumas coisas erradas, sim, com certeza, mas eu consigo vê-lo sentado em seu bunker no final.”
Então Dunst, que também tem origem alemã, se assustou e comentou que não concordava, quando o diretor seguiu em suas declarações:
“Estou apenas dizendo que acho que entendo este homem. Ele não é o que você poderia chamar de um cara legal, mas sim, eu entendo muito a seu respeito, e sinto por ele um pouco de compaixão, sim. Mas vá lá, eu não sou a favor da Segunda Guerra Mundial. E não sou contra os judeus.”
Ele concluiu sua fala com um elogio a Albert Speer, arquiteto oficial do Terceiro Reich condenado por crimes contra a humanidade:
“É claro que gosto muito dos judeus - mas nem tanto, porque Israel é um pé no saco. Mesmo assim - como é que eu termino esta frase? - eu apenas gostaria de dizer, sobre a arte, que gosto muito de Speer. Mas ok, então, sou um nazista.”
Declarações assustadoras e absurdas que, não dificilmente, podem afetar o desempenho do filme. O drama “Melancholia” ainda não tem previsão para sua data de estréia.